Vozes dos protestos brasileiros pelo mundo
Os brasileiros que protestam
As manifestações que se espalharam pelas ruas do Brasil nos últimos dias ganharam corpo na semana passada, quando uma marcha contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo foi reprimida com violência pela polícia. A partir de então, uma onda de protestos com centenas de milhares de pessoas tomou conta das ruas de cidades brasileiras por todas as regiões do país. Na noite de terça-feira, novas manifestações foram realizadas em pelo menos 12 Estados.
Os protestos das últimas semanas são apontados como os maiores desde o impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.
Como resultado da pressão das ruas, as autoridades de São Paulo e Rio anunciaram na noite de quarta-feira a revogação dos reajustes nos preços do transporte coletivo.
Mas as manifestações passaram a incluir uma série de outras demandas, incluindo mudanças na situação da educação, da segurança, da saúde e do combate à corrupção e aos gastos públicos com a organização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Os protestos brasileiros não se resumiram ao país. Manifestações semelhantes ocorreram em mais de 50 cidades no exterior, e novos atos foram marcados para os próximos dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário